O momento de repensar tudo

Com o surgimento do Covid19, que se transformou em uma pandemia, o mundo ficou de cabea para baixo. No preciso relatar aqui o impacto que isto provocou no setor de couro e calados, pois todos esto sofrendo as consequncias da paralizao das atividades industriais e comerciais. Neste momento, com o comrcio voltando a abrir as portas, e as indstrias que ainda no sucumbiram trabalhando em ritmo defasado, preocupante o futuro prximo. Quem reabriu est apenas produzindo para o que sobrou na carteira de pedidos e/ou para produzir estoque a partir da matria prima que estava comprada e disponvel na empresa.

Em todo o mundo a situao no diferente. Apenas que na China ocorreu por primeiro e as indstrias j voltaram a trabalhar, mas com uma reduo muito grande de pedidos, pois os mercados americano e europeu suspenderam a maior parte de suas compras. Na Europa a situao comea a se normalizar gradualmente, com os pases mais atingidos como Itlia, Espanha, Alemanha, Frana e Inglaterra preocupados com uma possvel segunda onda do vrus. Na Amrica Latina a situao ainda crtica e no sabemos quando comear a reverter. Na verdade, enquanto no surgir uma vacina e ela possa ser distribuda para todo o mundo, nada voltar normalidade.

O comrcio on line muito importante, mas nos nveis atuais no tem a mnima chance de sustentar todo o parque industrial do pas. Contudo, este um canal de comercializao que deve ser introduzido ou ampliado por todas as empresas. As vendas pela Internet so uma tendncia que se intensificou agora durante a pandemia e que dever evoluir muito mais rapidamente do que vinha acontecendo.Por outro lado, se as lojas fsicas no voltarem a comercializar logo,haver ainda mais desemprego e muitas empresas iro falir. Quanto mais tempo as restries ao comrcio forem ampliadas, mais dificuldades as indstrias tero de retomar suas atividades normais. Certo que todas devero encolher significativamente. Calculo que as que menos reduzirem, encolhero pelo menos 30%.

Se antes falvamos em reduzir custos e melhorar a eficincia para tornar a empresa mais competitiva, hoje dizemos que este caminho obrigatrio para a empresa simplesmente manter-se viva. Todas as medidas que relutamos em adotar antes para tornar a empresa mais competitiva por serem duras, amargas, muito impactantes, hoje devem ser reavaliadas. Com quase toda a certeza devero ser implementadas j, com todo o cuidado e planejamento que permita a assertividade dos resultados.

Contudo, toda esta situao, todos estes acontecimentos e privaes que estamos vivenciando deve servir para sairmos mais fortes ou, no mnimo, menos debilitados. Devemos aprender com mais esta crisede propores antes inimaginveis. Assim como uma guerra traz muito sofrimento, escassez, privaes e um grande repensar de tudo, este momento se assemelha muito a um perodo de conflito blico. Desta forma muitos conceitos, objetivos, paradigmas e prticas devem ser questionados.

O mundo ser muito diferente aps superarmos este momento crtico provocado pela pandemia do Covid19. Pelo menos para uma boa parte da populao mais consciente, mais madura e esclarecida. Teremos reflexes importantes que devero orientar o consumo futuro, levando em considerao a origem dos produtos, a fonte das matrias primas, a forma que so produzidas e a confiabilidade das marcas. O fast fashion perder espao para um consumo mais consciente, onde os produtos devero ter vida til maior. As pessoas devero dar mais valor para marcas e produtos sustentveis do que j vem ocorrendo.

Claro que uma grande parcela dos consumidores ir comprar levando em considerao apenas o preo. Ainda mais com a grande massa de trabalhadores que se somou ao ndice j existente de desempregados antes da quarentena decretada pelos governantes. Estas pessoas, com as finanas muito debilitadas, iro adquirir somente itens de primeira necessidade como comida e algumas peas de vesturio, incluindo calados. Tudo o mais poder passar a ser suprfluo.

Mas outra consequncia que imagino dever ocorrer o retrocesso da globalizao. No sei em que nvel, mas as pessoas passaro a viajar menos, a realizar negcios prioritariamente de forma virtual e intensificar o turismo domstico. Poder ocorrer inicialmente uma averso a produtos oriundos da China. J se percebe uma significativa manifestao deste fenmeno nas redes sociais. Se isto ir se transformar em aes concretas, s o tempo dir. Mas talvez esta nova possvel realidade traga uma grande oportunidade para o calado colombiano nos mercadosdos EEUU e da Unio Europeia.

O setor de calados e bolsas, apoiado pelas instituies de fomento do governo federal, poderia iniciar uma campanha neste mercados promovendo os produtos fabricados no pas, ressaltando a qualidade dos produtos, a proximidade geogrfica com os pases compradores, a similaridade cultural e a confiabilidade dos negcios. Seria um excelente momento para voltar a ateno dos consumidores americanos e europeus para os produtos colombianos, retomando ampliando consideravelmente os volumes exportados para estes pases. E o cmbio nunca esteve to favorvel, ajudando na internacionalizao dos produtos colombianos.

Autor: Lus Jos Coelho