Vamos aproveitar a oportunidade?

O mundo ser muito diferente aps superarmos este momento crtico provocado pela pandemia do Covid19. Pelo menos para uma boa parte da populao mais consciente, mais madura e esclarecida. Teremos reflexes importantes que devero orientar o consumo futuro, levando em considerao a origem dos produtos, a fonte das matrias primas, a forma que so produzidas e a confiabilidade das marcas. O fast fashion perder espao para um consumo mais consciente, onde os produtos devero ter vida til maior. As pessoas devero dar mais valor para marcas e produtos sustentveis do que j vem ocorrendo.

Claro que uma grande parcela dos consumidores ir comprar levando em considerao apenas o preo. Ainda mais com a grande massa de trabalhadores que se somou ao ndice j existente de desempregados antes da quarentena decretada pelos governantes. Estas pessoas, com as finanas muito debilitadas, iro adquirir somente itens de primeira necessidade como comida e algumas peas de vesturio, incluindo calados. Tudo o mais poder passar a ser suprfluo.

Mas outra consequncia que imagino dever ocorrer o retrocesso da globalizao. No sei em que nvel, mas as pessoas passaro a viajar menos, a realizar negcios prioritariamente de forma virtual e intensificar o turismo domstico. Poder ocorrer inicialmente uma averso a produtos oriundos da China. J se percebe uma significativa manifestao deste fenmeno nas redes sociais. Se isto ir se transformar em aes concretas, s o tempo dir. Mas talvez esta nova possvel realidade traga uma grande oportunidade para o calado brasileiro retomar um grande espao no mercado norte americano e na Unio Europeia.

O setor caladista do Brasil, apoiado pela Apex e outras instituies de fomento nacionais, poderia iniciar uma campanha neste mercados promovendo os produtos fabricados no Brasil, ressaltando a qualidade dos produtos, a proximidade geogrfica com os pases compradores, a similaridade cultural e a confiabilidade dos negcios. Seria um excelente momento para voltar a ateno dos consumidores americanos e europeus para os produtos brasileiros, retomando e at ampliando volumes exportados para seus pases no passado. E o cmbio nunca esteve to favorvel.

Autor: Lus Jos Coelho